RSS

A Rede do Saber

A Rede do Saber é a solução inovadora desenvolvida para racionalizar a formação continuada e em serviço dos 300 mil profissionais da educação pública de São Paulo e para viabilizar um modelo de gestão por meio do qual a Secretaria de Estado da Educação (SEE-SP) possa promover o sentido e a força da ação em rede na rede pública de ensino. Em sua essência, a Rede do Saber é um instrumento a serviço da qualidade da escola pública e, como tal, tornou-se um dos mais premiados programas de educação do país e case internacional de experiência bem-sucedida.
A Rede do Saber caracteriza-se por um conjunto articulado de dispositivos técnicos e metodologias capazes de criar um sistema de comunicação e de trabalho interativo de largo alcance. Para isso, está fortemente apoiada em recursos de teleconferência, videoconferência, ambientes de colaboração virtual pela internet, ferramentas administrativas integradas e expertise de gestão e educação com suporte de tecnologias de informação e comunicação.
Maior rede pública de videoconferências com finalidade pedagógica da América Latina, a Rede do Saber tem possibilitado à Secretaria da Educação manter programas permanentes de capacitação em serviço e acompanhar o desenvolvimento de seus profissionais, pois minimiza a necessidade de afastamento temporário do serviço, corta os enormes gastos com transporte, estadia e alimentação e facilita o contato com os mais bem conceituados especialistas dos temas escolhidos para as capacitações.
Tanto como tecnologia pedagógica quanto como tecnologia de gestão em rede, por flexibilizar a alocação do tempo e do espaço, a Rede do Saber viabiliza a adoção de estratégias de desenvolvimento que transcendem as horas estritas de atividades de formação ou de reuniões, fazendo com que as capacitações e os processos de trabalho ocorram permanentemente no cotidiano da rede pública de ensino, sendo continuadamente monitorados e assistidos. Em outras palavras, a Rede do Saber permite estender e intensificar todos os processos que se beneficiam de seus serviços.
Seu trabalho também permite que mais facilmente sejam disseminados, negociados e operados por toda a rede valores e procedimentos fundamentais para a consecução das metas e da missão do ensino público. A superação das limitações impostas pelo espaço e pelo tempo propiciada pela Rede do Saber tem se mostrado essencial para que a Secretaria alcance, com maior brevidade e menor custo financeiro, a convergência necessária de propósitos e o alinhamento dos vários atores da educação espalhados pelo Estado.
Desse modo, a Rede do Saber tem contribuído decisivamente para que toda a estrutura da educação pública estadual, capilarizada em 645 cidades, funcione como uma verdadeira rede, propiciando práticas e projetos em que os agentes educacionais podem interagir como uma organização de aprendizagem que atua de forma sinérgica e comprometida com a observação, a reflexão e a transformação de suas práticas.

Educação e as novas tecnologias

Bill Gates (1995), proprietário da empresa Microsoft, em seu livro: A Estrada do Futuro, salienta que a capacidade para a inovação será muito importante para que sejam superadas as desigualdades sociais e culturais entre classes e povos. Em suas palavras: "A educação não é a resposta total para todos os desafios criados pela Era da Informação, mas é parte da resposta, da mesma maneira que a educação é parte da resposta para uma gama dos problemas da sociedade" (...) "A educação é o grande nivelador da sociedade, e toda melhoria na educação é uma grande contribuição para eqüalizar as oportunidades" (GATES, 1995: 316).

Educar para quê?

Devemos educar para a transformação. Devemos educar para que as pessoas se tornem de fato mais humanas, mais sensíveis. Para que adquiram mais responsabilidade pessoal e social. Para terem pensamentos mais autônomos, mais críticos, ou seja, para que tenham personalidade própria.

Educar é...

O que torna o ser humano, mais humano é a educação!
Nós educadores temos que ver além do que todos vêem, ver o que existe atrás de um simples olhar. Ser professor é olhar além do conhecimento, e ver a criança, e ou um ser humano necessitando de amor, carinho, compreensão. Precisa estar conectado em amor para ajudar a ser útil para com todos. O professor deve estar sempre com a fantasia na mente e nas pontas dos dedos para agir e direcionar o seu aluno. A educação precisa estar impregnada da verdade, para que a cada dia a alegria surja. A função do educador é ajudar, mediar, lutar e vencer nesta sociedade que reconhece que existem problemas mais que o sistema tem jeito e pode mudar, depende de cada um de nós, educadores. Temos que ter reconhecimento sim, mas nunca deixar de ter conhecimento.